GONÇALO SARMENTO

PROFESSOR BAIXO ELÉTRICO E CONTRABAIXO JAZZ

Gonçalo Sarmento, musico do Porto, começa os seus estudos em jazz e musica moderna na Valentim de Carvalho em baixo eléctrico com Sergio Marques (Ginho). Em 2011 ingressa no curso superior em contrabaixo jazz na ESMAE, Porto, com o professor António Augusto Aguiar (Togu). Em 2016 dá inicio ao Mestrado em performance jazz, em Espanha, Barcelona, com os professores Mario Rossy e Horacio Fumero e termina o mesmo em 2017. 

Como instrumentista de jazz, já deu diversos concertos dentro e fora do país como Itália (Sardenha, Cagliari) com o trio de Bruno Tagliasacchi e em (Espanha, Barcelona) tocando diversas vezes com grupos diferentes. Em Portugal já tocou em em salas e festivais como a Casa da Musica, no festival de jazz de S. Luiz, MusicBox (Lisboa), Lx Factory, Porto Sunday Sessions, Museu Soares dos Reis , Madeira, onde  já foi por duas vezes com o trio de Wilson Correia a Porto Moniz e Santana, Castelo Branco no Cine-Teatro Avenida num concerto liderado pelo musico italiano Andrea Marcelli.

Gonçalo é apreciado pela sua versatilidade, sendo convidado a tocar em diversos projectos não só de jazz mas de Pop, Rock, Soul/New Soul. Já tocou ou toca actualmente em projectos como: VIA, Orquestra de Guitarras e Baixos Eléctricos (OGBE) com Pedro Cardoso (Peixe) na direcção, “O que é o rock” na Casa da Música, Música Popular Brasileira no Mosteiro de São Bento da Vitória, entre outros.

 

EMGS