top of page
BrunoCarneiro.jpg

BRUNO CARNEIRO

CONTRABAIXO

Nasceu em 1991, no distrito do Porto. Iniciou os seus estudos de piano com 6 anos. Aos 10 anos ingressa na Escola de Música de Perosinho, onde começa a estudar contrabaixo na classe do Professor Joel Azevedo, terminando o 8º grau. Graduado pelo Royal College of Music na classe de contrabaixo do professor Thomas Martin.
Ao longo do seu percurso tem participado em várias audições, concertos, recitais nas classes de contrabaixo, música de câmara e orquestra em diversas salas de Portugal, Espanha, França, Alemanha e Reino Unido. Foi convidado a colaborar com as orquestras: Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, International Mahler Orchestra (Alemanha), MusicAeterna do Perm Tchaikovsky Opera and Ballet Theatre (Rússia), entre outras. Foi membro da Britten Pears Orchestra, onde entre outros, participou na Ópera “The Turn of the Screw” de Britten. Durante os estudos no Royal College of Music apresentou-se inúmeras vezes com as Orquestras da instituição, tendo participado numa digressão em Paris com o RCM Opera em colaboração com o Musée d’Orsay. Apresentou-se várias vezes a solo, em Portugal, com a Orquestra do Norte tendo tocado o “Gran duo concertante” de Bottesini com o violinista Rómulo Assis sob direcção do Maestro Ferreira Lobo e o Maestro Artur Pinho Maria; em Inglaterra com a New Prespectives Orchestra, tendo tocado John Cage “Ryoanji” sob direcção de Nicholas Collon, no Amaryllis Fleming Concert Hall em Londres e com a Lux Ensemble, tendo tocado “Shadows on Shadows” de Samantha Fernando, no Canterbury Festival e St. James Church em Holland Park, Londres. Fez vários recitais no Clube Literário do Porto, e a nível de música de câmara trabalhou com Valery Sokolov, Konstatin Boyarsky, entre outros. Foi músico no musical “Um Violino no Telhado” de Filipe La Feria. Trabalhou com maestros como: Peter Stark, Sir Roger Norrington, Dmitry Sitkovetsky, Diego Masson, Paul Daniel, Kirill Karabits, Edward Gardner, Gary Walker, Nicholas Collon, Antonello Manacorda, Vladimir Jurowski, entre outros.
É músico na Orquestra do Norte desde 2012, docente na Academia de Música Costa Cabral, Escola de Música Guilhermina Suggia (Academia Musical dos Amigos das Crianças) e Oporto British School.

bottom of page