HRANT YERANOSYAN

PROFESSOR VIOLONCELO

Natural da Arménia, começou os seus estudos com 6  anos de  idade na  escola especializada em música, Tchaikovsky. Completou o curso de licenciatura e mestrado com nota máxima na classe do Professor Félix Simonyan,violoncelista do Quarteto Komitas.

Em 1990 foi premiado no concurso de Tchaikovsky para jovens em Artek,Rússia.

Em 1991 participou na Academia de Verão em Pommersfelden,Alemanha.

Em 1993 foi seleccionado para estudar com Paul Bouffil no Conservatório Regional Superior de Paris.

Frequentou masterclasses com Steven Isserlis e Natália Shakhovskaya, entre outros. Ganhou uma Menção Honrosa e o Prémio Especial do Júri no 4° Concurso Internacional de Júlio Cardona.

De 1991 a 1998 foi chef de naipe da Orquestra de Câmara "Serenade",  com a qual participou em tournées na Alemanha, Grécia, Holanda, França, Suíça, Áustria e Itália. Com a mesma orquestra tocou vários concertos a solo.Em 1995 ganhou o 1°prémio no prestigiado concurso internacional para orquestras de câmara de V.Bucchi,em Itália, onde  foi seleccionada pela prestigiada companhia "Torofhon" para gravação de um CD.

Entre 1996 e 2001 foi membro fundador do piano trio"Yerevan",com o qual chegou a ganhar 1°prémio no Concurso  Nacional para conjuntos de música de câmara e chegou a gravar um CD. Com o mesmo trio  fez digressão para EUA e Canadá junto com o teatro "Eurythmeum",Alemanha.

Desde 2001 é membro da Orquestra Nacional do Porto, atualmente Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Apresentou-se com vários agrupamentos de música de câmara em festivais, inclusivamente na Casa da Música.

Durante alguns anos foi professor no Conservatório de Coimbra e Escola da Música São Teotónio de Coimbra. Atualmente lecciona na Academia de Música José Atalaya, em Fafe e Escola da Música Guilhermina Suggia,no Porto.

 

EMGS