DANIEL CUNHA

PROFESSOR PIANO

Doutorado em Artes Musicais na especialidade de piano pela Universidade do Kansas (E.U.A.), onde se aperfeiçoou com o consagrado pianista e pedagogo Sequeira Costa, Daniel Cunha é um dos mais destacados pianistas portugueses da sua geração, actuando regularmente em salas e festivais do maior prestígio, tanto em Portugal como noutros países da Europa e nos Estados Unidos. 

A sua formação pianística começou com Norma Silvestre, prosseguindo-a com Luís Filipe Sá, tendo, sob a sua orientação, concluído a Licenciatura em piano na Escola Superior das Artes e do Espectáculo do Porto com as mais altas classificações. Foi premiado na XVI edição do Concurso Internacional de Piano Viana da Mota e é detentor, entre outros, do primeiro prémio do concurso Helena Sá e Costa.

Tem actuado com várias orquestras, como a Orquestra Sinfonieta da ESMAE e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigidas por maestros como Robertas Sĕrvenikas e Pedro Neves.

A sua dedicação, nos últimos anos, ao compositor portuense Alfredo Napoleão (1852-1917), que incluiu vários concertos de homenagem no centenário da sua morte no ano de 2017, culminou recentemente na gravação do presente disco que contou com o apoio da GDA (Fundação Gestão dos Direitos dos Artistas).

É convidado regularmente para dar masterclasses tanto em Portugal como nos Estados Unidos. É docente da Escola de Música Guilhermina Suggia e é Professor Adjunto na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

 

EMGS