ANA TERESA SEIÇA

FORMAÇÃO MUSICAL

Ana Teresa Seiça nasceu em 1993, em Coimbra. Iniciou os seus estudos musicais com 5 anos, com o seu pai, e mais tarde, com a professora de piano Fernanda Casais. Na mesma altura, ingressa no Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra, onde permanecerá até aos 18 anos.

Já em 2005, começa a estudar na Escola de Música de São Teotónio, onde conclui o 8º grau de Piano – 17 valores - com a professora Klara Dolynay. No âmbito dos seus estudos pianísticos, participa em Masterclasses realizadas pelos professores Álvaro Teixeira Lopes, Fausto Neves e Nancy Lee Harper. De 2011 a 2012, frequenta o 1º ano da licenciatura em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra, tendo ingressado, no ano seguinte, na licenciatura em Direcção, Teoria e Formação Musical, na Universidade de Aveiro. Em 2015, é-lhe atribuído o Prémio Município de Aveiro, por ter sido a aluna a concluir, nesse ano lectivo, a licenciatura em Música com a mais elevada classificação - 17,3 valores. É mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro, tendo obtido a classificação de 18 valores com a dissertação “Aprender a compreender melodia pela diversidade – uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar”, estudo baseado na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon.

Paralelamente à sua formação académica, tem vindo a participar em diversos cursos, de entre os quais se destacam - Semanas de Estudos Gregorianos (Viseu), Ciclos de Música Sacra (Bragança), Masterclasses de Direcção Coral com os professores Martin Schimdt e Carlos Alberto Figueiredo (Aveiro), Curso de Pedagogia Musical com Jos Wuytack (Porto) e Curso de Direcção de Coros Infantis com Basilio Astulez Duque (Guimarães). Faz parte do coro feminino Vox Aetherea, com o qual realiza inúmeros concertos por todo o país. Desde 2011, dá aulas privadas de Piano e Formação Musical. Actualmente, lecciona no Curso de Música Silva Monteiro (Formação Musical e Coro) e na Escola de Música Guilhermina Suggia (Formação Musical e Iniciação Musical). É ainda docente, desde 2016, na escola OSMOPE – Creche, Jardim de Infância e 1º ciclo -, na qual ensina piano a alunos do pré-escolar e 1º ciclo.

 

EMGS